segunda-feira, 8 de abril de 2013

Fórum na Unicamp dia 9: "Para além das fronteiras do conhecimento: as ciências humanas e sociais como campo interdisciplinar" - dia 9 de abril


Clique na imagem para ampliar



INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp UL03 (Limeira)

Data: 9 de Abril de 2013 Horário: das 9h00 às 17h00


ORGANIZADORES

Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr.

Prof. Dr. Álvaro de Oliveira D'Antona.


SOBRE O FÓRUM

O objetivo deste Fórum é debater as ciências humanas e sociais como um campo do saber interdisciplinar, ou seja, uma área comum de discussão que busca a compreensão da condição humana e da dinâmica social e suas múltiplas consequências e dimensões.

Ao longo do século XX, a contínua fragmentação do conhecimento produziu, no seu reverso, movimentos de retomada de sua ligação, no sentido de reaproximação daquilo que se partia. As ciências humanas e sociais se constituíram enquanto ciências no âmbito desta fragmentação, embora sempre tenha existido movimentos de oposição e busca por abordagens integrativas, que funcionavam como anti-correntes ao paradigma dominante de pensamento mecanicista e fragmentário.

A construção que se busca neste Fórum é aquela que compreende de forma integrada os estudos e conhecimentos relativos ao ser humano e sua forma de organização coletiva, de um lado, e das potencialidades deste campo no diálogo com as outras áreas e campos do conhecimento, de outro.

Para isso, é necessário refletir sobre as possibilidades e limites, no contexto atual, de religação interna das ciências humanas e sociais, favorecendo o enfrentamento de questões e problemas contemporâneos em todas as áreas e, especialmente, as fronteiras e limites artificiais entre elas.

Borrar as fronteiras, tratando-as como amplas faixas de interação e de mistura, e não como linhas e bordas que separam a dividem, é a busca deste Fórum, no âmbito da construção do conhecimento interdisciplinar.


PROGRAMA

9h – Abertura 

Profa. Dra. Carmen Zink Bolonhini - Assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp-CGU.

Prof. Dr. Sergio Luiz Monteiro Salles Filho - Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas – Unicamp


9h20 – Conferência
A interdisciplinaridade nas ciências humanas

Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues – USP

Moderador: Prof. Dr. Rafael de Brito Dias – FCA/Unicamp


10h20 – Coffee-break


10h40 - Mesa-Redonda
O campo interdisciplinar das ciências humanas e sociais

Prof. Dr. Eduardo Barra – UFPR

Prof. Dr. Eduardo Marandola Jr. - FCA/Unicamp

Moderador: Prof. Dr. Pedro Ferreira – IFCH/Unicamp


12h – Almoço


14h – Mesa-Redonda
As fronteiras do conhecimento nas e para além das ciências humanas e sociais

Profa. Dra. Maria Cecília Garcia Minayo – FIOCRUZ

Prof. Dr. Peter Schulz – FCA/Unicamp

Prof. Dr. Arlindo Philipp Jr. – USP

Moderador: Prof. Dr. Álvaro de Oliveira D'Antona – FCA/Unicamp


15h30 – Coffee-break


15h50 - Debate referente à mesa redonda: As fronteiras do conhecimento nas e para além das ciências humanas e sociais

17h00 – Encerramento.


Inscrições


Fonte: Universidade Estadual de Campinas.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir