quarta-feira, 3 de abril de 2013

Capes e UFS promovem seminário do Prodocência


Imagem ilustrativa - Prodocência/Capes


Será realizado nos dias 4 e 5 de abril na Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Seminário Integrador Prodocência/UFS. O evento é um espaço para a difusão e discussão das ações desenvolvidas pelos nove cursos de licenciatura que integram o projeto.

O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) cujo propósito é fomentar a inovação e a elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da educação básica, na perspectiva de valorização da carreira docente.

Intitulado "Desafios da Formação de Professores para o Século XXI: a construção de um novo olhar sobre a prática docente", um dos principais objetivos do Prodocência/UFS é o de consolidar espaços de construção ativa do conhecimento do aluno/professor.

Também tem como proposta ampliar reflexões sobre a importância do pensar, decidir e adotar diferentes estratégias de ensino em múltiplas áreas do conhecimento em escolas públicas de Sergipe. O objetivo fim de trabalho é o de contribuir para a melhoria da educação básica sergipana, sobretudo, pela mudança de fazeres e saberes de professores e dos futuros docentes.


PRODOCÊNCIA

O Prodocência atua por meio da seleção de propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As iniciativas contempladas apresentam projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.


Relatório de Gestão 2009-2011 / Prodocência


Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir