segunda-feira, 29 de abril de 2013

2º Workshop de Novas Tecnologias aplicadas à Educação será promovido pelo Pibid/UFPR


Imagem meramente ilustrativa


No dia 4 de maio, o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) promoverá o II Workshop de Novas Tecnologias aplicadas à Educação.

O evento acontecerá no Centro Politécnico e no Setor de Ciências Aplicadas da UFPR, em Curitiba-PR.

Integram a programação discussões e oficinas abordando os mais variados assuntos referentes à maneira como as novas tecnologias podem ser utilizadas para promover e qualificar as práticas educacionais.

A programação terá início às 8h15, no Auditório de Ciências Sociais Aplicadas, com uma mesa redonda abordando “As Potencialidades pedagógicas das tecnologias”, contando com a participação dos professores Gilberto Lacerda dos Santos (UNB), Stela Piconez (USP), Glaucia de Silva Brito (UFPR) e Nuria Pons (UFPR), que será mediadora do debate

As oficinas vão ocorrer a partir das 14:00 no Centro Politécnico e no Setor de Ciências Aplicadas.


DOCENTES E TEMAS DAS OFICINAS

* Renata Aquino (PUC-SP) - O Uso de Tablets na Educação.

* Monica Manda (PUC-SP) - Web Rádio na Escola.

* Neli Maria Mengali / (PUC-SP/SEED-SP) - Comunidades de Prática e S-Mobile: Olhares para integrar os recursos computacionais no currículo educacional e avaliar os níveis individuais e coletivos no aprendizado social.

* José Erigleidson (Mackenzie) - Blogs na Educação.

* Débora Sebriam (Centro Ed. Pioneiro) - REA: Recursos Educacionais Abertos.

* Patrícia Rodrigues (Teleaulaead) - Corpo e Voz na Teleaula: Cuidados para Ministrar Aulas em Vídeo.

* Maysa Brum Bueno (PUC-GO) - Redes Sociais Digitais em Educação.

* Cláudio Martin Rocha (UFPR) - Usos da Lousa Digital.

* Valdeni Franco (UEM) - Geometrias Não-Euclidianas em Ambiente de Geometrias Dinâmicas.

* Mirna Tonus (UFU) - Fazendo Webjornalismo na Escola.


PIBID

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.


Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir