segunda-feira, 20 de maio de 2013

Inscrições abertas para bolsas de doutorado e pós-doc pelo Instituto Fraunhofer


Imagem meramente ilustrativa


O Programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com o Instituto Fraunhofer, está com a chamada de fluxo contínuo aberta para inscrições de bolsas em universidades da Alemanha nas modalidades de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Para esta ação a submissão é feita pelo fluxo regular de bolsas no exterior pelo calendário 2013 para bolsas de pós-graduação e pós doutorado.

A proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência. No total há mais de 250 oportunidades de doutorado e pós-doutorado em todas as áreas de atuação dos Institutos Fraunhofer. Ao chegar na Alemanha, será oferecido gratuitamente para o bolsista um curso de alemão intensivo de dois meses.

Antes de solicitar a bolsa, os candidatos interessados em uma vaga para a realização de doutorado ou pós-doc devem fazer contato com a instituição de seu interesse no exterior para obter uma carta de aceite e enviá-la juntamente com plano de trabalho e currículo atualizado nos formulários disponíveis aqui. Caso ainda não tenha definida a instituição para qual deseja solicitar a bolsa, o candidato poderá entrar em contato com os parceiros do Programa Ciência sem Fronteiras no exterior e se informar de todas as oportunidades disponíveis.


Fraunhofer no Brasil

O Brasil conta com um vasto panorama na área de pesquisa e uma longa tradição na condução de pesquisas científicas, que levaram ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras em benefício da economia do país. Isto também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de uma economia estável e sempre em crescimento nos últimos 15 anos. Atualmente, o país figura dentre as mais importantes indústrias do mundo.

Para promover e apoiar ainda mais esta tendência positiva, o governo alemão intensificou suas atividades no Brasil, especialmente no campo da pesquisa científica. Isto inclui o envolvimento de institutos de pesquisa alemães, como a Fraunhofer-Gesellschaft, que identificou diversos caminhos para iniciar novos projetos em parceria com empresas e organizações locais.

Nos últimos 60 anos, a Fraunhofer-Gesellschaft cresceu e tornou-se uma das mais importantes organizações de pesquisa aplicada da Alemanha, e a maior da Europa. Suas atividades também ultrapassam as fronteiras européias. Com 80 unidades em todo o mundo, a Fraunhofer é uma das maiores instituições de pesquisa – na Alemanha são 60 institutos. Além de suas atividades na Europa, a Fraunhofer-Gesellschaft opera nos EUA, na Ásia, no Oriente Médio e na América Latina.


Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.



*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir