quarta-feira, 8 de maio de 2013

CNPQ prorrogou o prazo de inscrição para bolsas de pós-graduação na Holanda


Imagem meramente ilustrativa


As inscrições para bolsas de pós-graduação no Instituto de Educação para as Águas (Unesco-IHE), sediado na cidade de Delft, na Holanda, foram prorrogadas até o dia 3 de junho. As propostas para a chamada pública devem ser enviadas pela Plataforma Carlos Chagas, no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os contemplados receberão bolsas de estudo pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para concorrer a vagas nas modalidades doutorado sanduíche (SWE), doutorado pleno (GDE) e pós-doutorado (PDE). As bolsas serão implementadas a partir de agosto deste ano e deverão ter sua vigência compreendida até abril de 2017, já considerando eventuais prorrogações.

Após retorno ao Brasil, a Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Unesco-HidroEX) concederá estágios aos bolsistas selecionados pelo mesmo período em que estiveram envolvidos com projetos no exterior. Para consolidar e viabilizar o programa de estágios, a Unesco-HidroEX firmou parcerias com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e instituições que compõem o Condomínio Temático em Águas, localizado em Frutal (MG).

Entre as linhas temáticas abrangidas pela chamada, estão: Gestão de Recursos Hídricos e Governança, Prevenção e Controle da Poluição Aquática, Segurança Hídrica, Integridade ambiental, Águas Urbanas, Hidroinformática, entre outras.

O acordo foi firmado entre o CNPq e a HidroEX no dia dia 22 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.



Fonte: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.



*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir