sexta-feira, 17 de maio de 2013

Curso de especialização ajuda educador a vencer dificuldades


Imagem meramente ilustrativa


A poucos meses de concluir o curso de especialização em coordenação pedagógica, oferecido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a professora Nayra Gomes Santos, de 29 anos, diz que o curso foi essencial para a sua formação. Pedagoga formada há oito anos, ela integra uma equipe de 550 educadores baianos, de 104 municípios, que iniciaram a especialização em agosto de 2012 e a concluem em outubro deste ano.

Dos 12 temas que constituem o curso, Nayra se identificou muito com o eixo realidade escolar e trabalho pedagógico, que abordou de forma direta as dificuldades que ela enfrenta na sua atividade de coordenação. Concursada pela prefeitura de Itambé, cidade que fica a 566 quilômetros de Salvador, Nayra supervisiona a coordenação pedagógica de 16 escolas municipais do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A rede do município tem ainda 22 unidades rurais e três distritais.

Para o projeto de conclusão do curso, a professora vai escolher a linha que diz respeito às carências das escolas que supervisiona. “O curso atende plenamente as necessidades do profissional que se dedica à coordenação pedagógica”, avalia Nayra.

O professor Gilvan dos Reis Quadros, que também faz a especialização na UFBA, destaca quatro dos 12 eixos do curso com repercussão imediata na sua prática: avaliação escolar, projeto político-pedagógico, políticas educacionais e análise do currículo da escola – distorção idade-série.

Formado em pedagogia, Gilvan é coordenador pedagógico de 550 estudantes das séries finais do ensino fundamental, na Escola Municipal Professora Dinorá Lemos da Silva, em Amargosa, cidade com 33,9 mil habitantes, no centro-sul baiano. Aos 38 anos, o professor ainda não escolheu o tema do projeto do final do curso, mas sua intenção é trabalhar uma área que resulte em algo concreto para ser executado na escola onde faz a coordenação.


Procura

De acordo com a coordenadora do curso de especialização em coordenação pedagógica da UFBA, Iracy Alves, a procura pelo curso é muito grande nas redes municipais. Em 2012, quando abriram as inscrições para a segunda edição, 270 cidades do estado pediram a formação, mas a instituição não podia atender a todos. O critério foi selecionar as redes com menores índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e municípios não contemplados no curso de 2011.

Especialização a distância, o segundo curso, tem oito polos presenciais que abrangem, em média, 15 cidades vizinhas. Atuam nos polos, 24 tutores indicados pelas secretarias municipais e estadual de educação da Bahia, sob a coordenação de educadores e pesquisadores da universidade. Além de estudar os 12 eixos e participar de encontros presenciais, os cursistas precisam fazer um trabalho final e apresentá-lo a uma banca constituída pelo orientador do projeto, um representante da secretaria de educação do município onde o aluno atua e o tutor. Os concluintes recebem certificado de especialista em coordenação pedagógica, que é uma pós-graduação latu senso.


Rede

A Universidade Federal da Bahia é uma das 33 instituições federais de ensino superior que desenvolvem o programa Escola de Gestores do Ministério da Educação. O Escola de Gestores, programa de educação a distância, oferece dois cursos: especialização em gestão escolar, para diretores e vices, com 400 horas de duração; e especialização em coordenação pedagógica, com 405 horas, para coordenadores.

Dados da Coordenação de Gestão Escolar da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC mostram que o programa Escola de Gestores certificou, de 2007 a 2012, 10.272 diretores de escolas e vices; e de 2010 a 2012, 1.489 coordenadores pedagógicos.


Fonte: Ministério da Educação.



*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir