sexta-feira, 5 de abril de 2013

26 docentes cubanos terão bolsas em universidades brasileiras para pesquisa


Imagem ilustrativa - Bandeiras do Brasil e de Cuba


A partir de maio, 26 docentes cubanos iniciarão pesquisas e estudos com bolsas em universidades públicas brasileiras. O resultado dos selecionados nas modalidades doutorado-sanduíche e de pós-doutorado, em todas as áreas de conhecimento, foi divulgado nesta quinta-feira, 4, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A iniciativa faz parte do programa de cooperação internacional do ministério de educação superior de Cuba com a Capes, o Capes-MES Cuba. Em sua terceira edição, a parceria visa elevar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior de Cuba e fomentar a troca de experiência acadêmica.

O processo seletivo, referente a 2012, teve início em fevereiro deste ano com uma pré-seleção realizada pelo Ministerio de Educación Superior de Cuba, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível na página da Capes na internet.

Projetos – O programa Capes MES-Cuba também seleciona projetos de pesquisa, além de estimular o intercâmbio de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Foram aprovados 40 novos projetos e renovados outros 53.


Resultado do edital 9/2012

Resultado do edital 037/2012

Renovação de projetos - Cuba


Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


*****************************************************************************************************

Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse :

    www.docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir