Imagem ilustrativa |
A FAPESP e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) realizam, no dia 13 de março, o 1º Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil, durante o qual serão divulgados os resultados de dez projetos de pesquisa sobre o tema.
As pesquisas a serem apresentadas foram selecionadas na primeira chamada de propostas de um acordo de cooperação científica e tecnológica firmado entre as duas instituições em 2010 para apoiar pesquisas nas áreas de Saúde, Educação, Economia, Pedagogia, Psicologia e Assistência Social com foco na primeira infância.
Também participarão do seminário os coordenadores dos 16 projetos aprovados na segunda seleção de propostas, em 2013.
Os projetos que serão apresentados no seminário tratam da triagem auditiva, formação de crianças leitoras, nutrição, desenvolvimento motor, violência contra a criança, necessidades especiais na educação, detecção precoce das diferentes manifestações do autismo, prática de médicos, enfermeiros e atendentes nas unidades do sistema estadual de saúde e formação de profissionais.
Dirigidas a pesquisadores nas áreas de interesse do acordo, as palestras discutirão formas de melhorar a atenção primária à saúde de crianças de até 6 anos por meio da avaliação do impacto de programas, políticas públicas e parcerias entre governo, empresas e organizações da sociedade civil voltadas para o desenvolvimento integral da criança.
Os projetos financiados pela FAPESP e pela FMCSV são coordenados por pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. O aporte de recursos para financiamento de projetos no âmbito do acordo é de R$ 3,6 milhões, desembolsados em partes iguais pelas duas instituições.
O Seminário de Pesquisas sobre Desenvolvimento Infantil ocorrerá das 13h às 17h30 na sede da FAPESP, na rua Pio XI, 1.500, no Alto da Lapa, em São Paulo.
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo Gil.
*****************************************************************************************************
Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.
*****************************************************************************************************
Link desta postagem ;
http://3docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br/2014/02/1-seminario-de-pesquisas-sobre.html
*****************************************************************************************************