quinta-feira, 24 de abril de 2014

TJSP e Secretaria Municipal de Educação assinam termo de cooperação visando o protagonismo da Cultura de Paz e Mediação no ambiente escolar


Imagem meramente ilustrativa



O secretário municipal de Educação de São Paulo, César Galegari, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, na presença do coordenador da Família e Sucessões do TJSP, desembargador Paulo Eduardo Razuk, assinaram, no dia 15.04, Acordo de Cooperação Técnica para estabelecer parceria entre o Tribunal de Justiça e a SME, visando à implementação de ações conjuntas que assegurem a realização de estudos e pesquisas de interesse mútuo, principalmente a respeito de temas concernentes ao Protagonismo da Família na Cultura de Paz no Ambiente Escolar e Mediação Escolar.

Entre outras ações, a parceria capacitará professores da rede municipal para atuarem como mediadores e influenciar na cultura de paz e não-violência.

Segundo o secretário César Galegari, "A parceria é uma grande esperança de avanço nesse campo tão importante que é o fortalecimento das relações sociais dentro do ambiente educacional e, sobretudo, a produção de uma cultura de paz, harmonia e de respeito. Essa parceira com o sistema de justiça, para nós, é um alento porque deve gerar políticas importantes em toda a rede de ensino da Capital”. disse Galegari.

Para o coordenador da Família e Sucessões do TJSP, desembargador Paulo Eduardo Razuk, “As respostas que temos não têm sido suficientes. É preciso buscar outros caminhos e isso inclui uma mudança de atitude que deve começar em casa, passar pela escola. O processo de mediação escolar é muito importante para a pacificação doméstica, escolar e no âmbito da sociedade, e a capacitação dos professores como mediadores pode influir muito nesse processo”, afirmou.

O presidente Nalini agradeceu a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação e disse que isso evidencia uma nova linha de atuação desse sistema chamado justiça que enfrenta hoje mais de 20 milhões de processos em São Paulo. Segundo o presidente do TJSP, "é muito importante que a gente comece com as crianças. Se der certo em São Paulo, dará certo no Brasil. Depositamos muita fé muita esperança nesse projeto”, afirmou.


Objetivos da parceria

- Garantir à criança, ao adolescente e suas respectivas famílias acesso às políticas públicas de proteção para prevenir e diminuir a violência escolar, conforme preconizam a Constituição Federal, o ECA, a LDB e a LOAS;

- Identificar pistas que possam contribuir com propostas para a prevenção da violência, conforme vem recomendando a Organização Pan-Americana da Saúde;

- Esquadrinhar o sentido atribuído às práticas de violência, como o porte de arma de fogo no ambiente escolar e a inter-relação entre essas práticas e as instituições que cumprem um papel de socialização dos jovens: escola, família e comunidade;

- Buscar a responsabilidade da mídia no incremento da violência, compreendendo como a brutalidade nos meios de comunicação social é recebida e interpretada por esses atores sociais;

- Refletir sobre estratégias para o enfrentamento da violência a partir da intersecção da mídia no cotidiano da escola dada a centralidade que hoje dispõem os meios de comunicação na sociedade;

- Priorizar a educação para a não-violência nas escolas e a utilização de métodos consensuais de solução de conflitos (mediação escolar);

- Capacitar profissionais da educação e pais para trabalharem os valores de não-violência junto às crianças, adolescentes e jovens;

- Possibilitar que crianças, adolescentes e jovens sejam protagonistas do processo de fortalecimento de uma cultura de paz;

- Construir uma cultura de paz, a fim de reduzir, ao menos pela metade, os casos de encaminhamentos ao Poder Judiciário e a Conselhos Tutelares de alunos por atos infracionais praticados no ambiente escolar, visando ao resgate e/ou ao fortalecimento dos laços familiares, comunitários e escolares.


Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo.
 
Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo GiL.


******************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************
                                                     Link desta postagem ;
    http://3docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br/2014/04/tjsp-e-secretaria-municipal-de-educacao.html
      
******************************************************************************************************

terça-feira, 15 de abril de 2014

Auxílios e bolsas da Fapesp têm novo procedimento para solicitação de reconsideração


Imagem meramente ilustrativa



A FAPESP tem como prática garantir aos pesquisadores o direito a nova análise quando propostas apresentadas não são aprovadas pela Fundação. Ao permitir solicitações justificadas de reconsideração da decisão inicial, a FAPESP abre espaço para um diálogo entre a assessoria e as coordenações de área e o proponente.

Em muitos casos, os aperfeiçoamentos do projeto de pesquisa decorrentes da incorporação das observações da assessoria levam à alteração da decisão inicial. Em 2013 foram analisadas 19.975 solicitações iniciais e 5.268 em reconsideração, em um total de 25.243 propostas.

É essencial que as solicitações de reconsideração sejam adequadamente justificadas. Os proponentes devem destacar os pontos que foram reformulados, quando isso acontece. Para isso, a solicitação de reconsideração deve conter a documentação necessária, tal como o projeto de pesquisa reformulado ou a súmula curricular atualizada.

O formulário de solicitação de reconsideração, de apresentação obrigatória, facilita a verificação e a análise da documentação apresentada e permite que os solicitantes evidenciem os argumentos apresentados, relacionando-os com as alterações realizadas.


Apresentação

Para processos tramitando em papel, as solicitações de reconsideração devem ser enviadas pelo correio ou pelo sistema Agilis. O formulário de solicitação de reconsideração e a documentação adicional, caso exista, devem ser anexados à mensagem.

Para propostas que tramitam pelo sistema SAGe, solicitações de reconsideração só podem ser apresentadas usando-se a funcionalidade específica do sistema, sendo a anexação do formulário obrigatória para a submissão da solicitação.

O formulário de reconsideração está disponível no sítio eletrônico (www.fapesp.br/reconsideracao) e nos sistemas da FAPESP desde segunda-feira (14/04). A partir do dia 30 de abril, não serão aceitas solicitações de reconsideração sem o formulário de solicitação de reconsideração.

As chamadas de proposta seguem procedimentos específicos quanto a solicitações de reconsideração. Nesses casos, devem ser seguidas as orientações constantes da respectiva chamada.


FAPESP; Solicitação de reconsideração


Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 
Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo GiL.


******************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************
                                                     Link desta postagem ;
       http://3docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br/2014/04/auxilios-e-bolsas-da-fapesp-tem-novo.html
      
******************************************************************************************************

Revista britânica Physics World enfoca desempenho científico brasileiro


Imagem ilustrativa



Com o Brasil sediando a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro dois anos depois, os olhos do mundo estão focados no país que é atualmente um ator líder no cenário mundial”, com essas palavras, o editor Matin Durrani abre a edição especial “Brazil: making an impact on the global stage” (Brasil: causando um impacto no cenário global), de abril de 2014, da revista britânica Physics World.

A revista é publicada mensamente pelo Institute of Physics (IOP), sociedade científica com sede em Londres e mais de 50 mil membros, voltada para a promoção da educação, da pesquisa e da aplicação em Física.

Graduado pela Bristol University, com doutorado e pós-doutorado em Física no Cavendish Laboratory, Durrani dirige a Physics World desde 2006. Sua participação foi bastante ativa nessa edição especial, que entrevistou o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp e várias personalidades de destaque da ciência brasileira.

Os investimentos do país em ciência mais do que quadruplicaram desde o início do século”, afirmou a reportagem, que, entre outras realizações, destacou a construção do Sirius, o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), considerado o maior projeto da história da ciência brasileira.

O papel da FAPESP nesse esforço de crescimento foi bastante enfatizado pela revista. Ouvido pela reportagem, o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, afirmou: “Nossa expectativa é que os cientistas brasileiros assumam um papel de liderança em grandes projetos de pesquisa e não sejam apenas meros participantes”.

Discorrendo especialmente sobre a área de Física, o foco de interesse da revista, Brito Cruz lembrou que o número de físicos com nível de doutorado cresceu quatro vezes no país ao longo dos últimos 20 anos, chegando a quase 4 mil em 2010. E que os físicos brasileiros escreveram quase 25 mil artigos em revistas científicas internacionais entre 2007 e 2010.

Além disso, afirmou o diretor científico, os artigos escritos por físicos brasileiros recebem duas vezes mais citações por artigo do que a média global. O número de citações constitui um dos principais indicadores da repercussão dos trabalhos científicos. Brito Cruz atribuiu parte desse alto índice ao envolvimento da comunidade de Física brasileira com grandes projetos internacionais.


Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 
Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo GiL.


******************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************
                                                     Link desta postagem ;
        http://3docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br/2014/04/revista-britanica-physics-world-enfoca.html
      
******************************************************************************************************

terça-feira, 8 de abril de 2014

Prêmio Fundação Bunge 2014 elegeu as áreas de Ciências Agrárias e Artes como foco da premiação


Imagem ilustrativa



Universidades e entidades culturais e científicas brasileiras podem indicar, até 30 de maio, seus candidatos ao Prêmio Fundação Bunge 2014, que este ano elegeu as áreas de Ciências Agrárias e Artes como foco da premiação.

Serão contemplados os melhores trabalhos relacionados aos temas “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Arte Circense”. Há duas categorias para cada tema: “Vida e Obra” e “Juventude”.

Os premiados na categoria “Vida e Obra” receberão diploma, medalha e R$ 135 mil pelas pesquisas já consolidadas que tenham alcançado projeção em sua área. A categoria “Juventude” reconhecerá trabalhos de jovens com até 35 anos e concederá, além do diploma e da medalha, R$ 50 mil.

Uma comissão técnica composta por cinco membros de cada área de premiação selecionará os profissionais na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão final de um Grande Júri, formado por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os contemplados.

Os novos processos de produção precisam levar em consideração não só a produtividade, mas também a conservação do meio ambiente”, afirmou Adalberto Luis Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e conselheiro da Fundação Bunge, sobre a escolha do tema da área de Ciências Agrárias.

Para a artista plástica Maria Bonomi, que também é conselheira da Fundação Bunge, o tema “Artes Circenses” é uma importante escolha, pois engloba outras artes, como atuação e dança. “Reúne profissionais de diferentes características. É uma arte experimental”, disse.

O resultado será anunciado em 25 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No dia seguinte, a FAPESP realizará um seminário internacional sobre produtividade agrícola sustentável, em parceria com a Fundação Bunge.


Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
 
Tópico elaborado pelo Gestor Ambiental Marcelo GiL.


******************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125, de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


******************************************************************************************************
                                                     Link desta postagem ;
     http://3docencia-ensinosuperior.blogspot.com.br/2014/04/premio-fundacao-bunge-2014-elegeu-as.html
      
******************************************************************************************************