sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-Feira Santa - Homenagem do Blog Docência no Ensino Superior para Jesus Cristo o Mestre dos Cristãos


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FILME JESUS DE NAZARÉ



CRÉDITOS DO VÍDEO À RAI / ITC ENTERTAINMENT.


Jornada Mundial da Juventude 2013


Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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segunda-feira, 25 de março de 2013

Publicação - Desafios e perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década (Unesco)


Imagem meramente ilustrativa


O livro 'Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira Para a Próxima Década 2011-2020' é o resultado dos pensamentos discutidos na oficina sobre desafios e em perspectivas da educação superior brasileira para a próxima década, que teve como objetivo apresentar indicadores preliminares para construir as “Perspectivas da educação superior brasileira para próxima década à luz do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020”.

A oficina foi organizada pela Câmara de Educação Superior do CNE, em parceria com a UNESCO, em dezembro de 2010. Os resultados indicam complexidades nos desafios, e também novas perspectivas para a ação, mostrando um cenário multifacetado com tendências diversas que são às vezes divergentes e contraditórias no debate sobre possibilidades para promover transformações no sistema de educação superior e de pesquisa a fim de estimular e desenvolver novas formas da aprendizagem e de produzir, gerenciar e ampliar o conhecimento.

Neste contexto, as contribuições e o papel de instituições de ensino superior impõem uma pressão com relação à transferência, à produção e à disseminação do conhecimento combinados com o compromisso e a responsabilidade sociais, assim como a atenção aos desafios globais e à construção de sociedades mais justas e mais iguais.


Desafios e Perspectivas da Educação Superior Brasileira Para a Próxima Década 2011 - 2020


Fonte: UNESCO.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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sexta-feira, 22 de março de 2013

Falculdade de Tecnologia da Unicamp promove seminário sobre Metodologias Ativas


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INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Faculdade de Tecnologia da Unicamp

Data: 4 de Abril de 2013

Horário: das 9h00 às 17h00


ORGANIZADORES

Prof. Dr. Jaime Portugheis (FT/UNICAMP)


EQUIPE CIENTÍFICA

Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (EMC/UFG) e Prof. Dr. Paulo Roberto Pialarissi (Engenharia Biomédia/PUC-SP).


SOBRE O EVENTO

O Seminário Metodologias Ativas faz parte de evento idealizado pelo Grupo PET - Engenharias (Conexões de Saberes) da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). A versão do evento em 2013 conta com o apoio e realização da Faculdade de Tecnologia (FT) da Unicamp (Campus Limeira-SP). Como pode ser observado na programação do evento, serão discutidas as principais metodologias ativas utilizadas atualmente: a Aprendizagem Baseada em Problemas (do inglês: PBL); a Metodologia da Problematização (MP); e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Também será apresentada a experiência ímpar do Curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP (um dos cursos de Engenharia no Brasil que utiliza metodologias ativas na íntegra em sua matriz curricular), bem como uma oficina de aplicação de problema no formato PBL.


PROGRAMA

8h30 - Credenciamento

9h00 – Abertura com a Profa. Dra. Carmen Zink Bolonhini - Assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp-CGU.

9h30 - 11h: Mesa-Redonda: Metodologias Ativas;

- A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) com o Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior (EMC/UFG);

- A Orientação por Meio de Projetos (OMP) com o Prof. Dr. Newton Carlos Polimeno (Engenharia Biomédia/PUC-SP);

- A Metodologia da Problematização (MP) com a Profa. Dra. Lúcia Rondelo Duarte (Enfermagem/PUC-Sorocaba).

11h - 12h - Sessão de Perguntas


12h - 14h - Almoço


14h - 15h - Relato de Experiência: O Dia-a-Dia do Curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP com o Prof. Dr. Paulo Roberto Pialarissi (Engenharia Biomédia/PUC-SP)

15h - 15h30 - Coffee-break

15h30 - 16h30 - Oficina de Aplicação de Problema no Formato PBL Prof. Dr. Paulo Roberto Pialarissi (Engenharia Biomédia/PUC-SP)

16h30 - 17h - Encerramento


Inscrições


Fonte: 

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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quarta-feira, 20 de março de 2013

Indicadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)


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Criado em 2004 pela Lei n° 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) instituiu a avaliação sistemática das instituições de educação superior, dos cursos superiores e do desempenho dos estudantes.

Com o Sinaes, foram estabelecidos indicadores de qualidade, complementares entre si, em que todos os aspectos são considerados: ensino, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e infraestrutura, entre outros.

O primeiro ciclo avaliativo do Sinaes teve início em 2007. Desde então, a renovação de qualquer ato autorizativo, seja de recredenciamento de instituição ou de renovação de reconhecimento de curso, passou a ser obrigatoriamente condicionada à avaliação positiva.

A realização dos processos avaliativos é responsabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sob coordenação e supervisão da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).


Conheça os principais instrumentos e indicadores;

• Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo previsto nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades e competências. Participam do exame os alunos ingressantes e concluintes dos cursos avaliados. Os resultados do Enade são considerados na composição de índices de qualidade relativos aos cursos e às instituições (como o CPC e o IGC). O desempenho insatisfatório dos alunos também pode desencadear processo de supervisão do MEC, em que as instituições precisam adotar medidas para sanear as deficiências apontadas nos cursos.

• Conceito Preliminar de Curso (CPC) - O Conceito Preliminar de Curso é composto pela nota do Enade, pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado(IDD) e por fatores que consideram a titulação dos professores, o percentual de docentes que cumprem regime parcial ou integral (não horistas), recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e instalações físicas. O conceito, que vai de 1 a 5, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep para verificação in loco das condições de ensino. Cursos com conceito igual ou maior que 3 podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente (o Conceito de Curso). O CPC é divulgado a cada três anos para cada grupo de cursos, junto com os resultados do Enade.

• Índice Geral de Cursos (IGC) – O Índice Geral de Cursos da instituição sintetiza em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada universidade, centro universitário ou faculdade do país. No que se refere à graduação, é utilizado o CPC dos cursos; e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes, que expressa em notas de 1 a 7 (sendo 7 a nota máxima). A avaliação dos programas de pós-graduação é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O IGC vai de 1 a 5 e é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após a divulgação dos resultados do Enade. O IGC é critério nos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições e também no processo de autorização para novos cursos: instituições com IGC inferior a 3, por exemplo, podem ter seus pedidos de abertura de novo curso indeferidos pelo MEC. Da mesma forma, o indicador é utilizado para orientar a expansão do ensino de qualidade: instituições com bom desempenho ficam dispensadas da autorização do MEC para abertura de cursos.


Outros indicadores;

• Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) – É a diferença entre o desempenho médio do concluinte de um curso e o desempenho médio estimado para os concluintes desse mesmo curso. Representa, portanto, quanto cada curso se destaca da média, podendo ficar acima ou abaixo do que seria esperado, baseando-se no perfil de seus estudantes. O indicador tem escala de 1 a 5, sendo 5 o melhor resultado.

• Conceito Institucional e avaliação institucional – A cada ciclo avaliativo, a instituição de ensino é avaliada in loco. Os avaliadores, orientados pelos IGCs das instituições a cada ano, atribuem um Conceito Institucional, considerando também os elementos da visita. A Avaliação Institucional é composta pela autoavaliação ou avaliação interna (coordenada por comissão própria de avaliação de cada instituição) e pela avaliação externa, realizada pelas comissões designadas pelo Inep.

•  Outro instrumento que subsidia a composição dos indicadores são as informações do Censo da Educação Superior, também realizado pelo Inep.

O resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos é tornado público pelo MEC. 

Além de serem utilizados para embasar políticas públicas e orientar os estabelecimentos de ensino na busca por melhorias, os indicadores de qualidade da educação superior devem ser observados pela sociedade em geral – especialmente os estudantes –, pois valem como referência quanto às condições de ensino de cursos e instituições.


Fonte : Ministério da Educação.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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segunda-feira, 18 de março de 2013

Senac promove a Sala de Educadores 2013 até 30 de novembro





O Senac São Paulo realiza, de 28 de fevereiro a 30 de novembro, em 21 unidades da capital e do interior do Estado, a Sala de Educadores 2013.

A proposta do evento é promover a reflexão sobre temas da área de educação a fim de contribuir com o processo de formação de educadores para que possam atuar como agentes na geração do conhecimento e no desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa.

Esta edição traz para debates assuntos importantes que norteiam a prática educacional: educação inclusiva, relações interpessoais, psicologia e educação, cultura de paz, criatividade e inovação, redes e mídias digitais, recursos tecnológicos, bullying, a formação e o trabalho do docente, ética profissional, avaliação, entre outros.


PÚBLICO-ALVO

Educadores dos setores público e privado, diretores e coordenadores de ensino, colaboradores do Senac, estudantes e demais interessados na área.


Calendário de eventos do Senac - Sala de Professores 2013


Fonte: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.  


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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sexta-feira, 15 de março de 2013

Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação firmam acordo para a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial


Imagem meramente ilustrativa


Os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) assinaram acordo de cooperação técnica com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Será uma organização social (OS) voltada ao fomento da cooperação entre empresas nacionais e instituições tecnológicas ou instituições privadas sem fins lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o desenvolvimento deve ser fundado em investimentos pesados em educação, ciência, tecnologia e inovação. “A Embrapii será uma instituição enxuta e ágil, que terá o papel de certificar instituições e laboratórios focados na inovação que estejam voltados para atender a demanda da indústria”, afirmou.

Para o ministro, é necessário mudar a forma como governo e empresas privadas investem em inovação. “O Estado investe muito acima da média, o setor privado brasileiro não investe em inovação”, concluiu.

O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 14, em cerimônia no Palácio do Planalto, quando também foi lançado o Plano Inova Empresa, que investirá R$ 32,9 bilhões em pesquisa e inovação até 2014.

O anúncio do novo plano se deu durante a reunião da presidenta Dilma Rousseff com o Comitê de Líderes Empresariais, que contou com a presença dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

Ao encerrar o evento, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a inovação é uma questão de importância para o desenvolvimento do país. “Inovar, para o Brasil, é uma questão de estar à altura do seu potencial”, disse.

A presidenta também destacou o papel da educação para a pesquisa e inovação. “Não vamos fazer uma nação desenvolvida sem educação de qualidade”, disse, ao defender novamente que todos os recursos dos royalties do petróleo sejam investidos em educação.


Fonte: Ministério da Educação.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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quarta-feira, 13 de março de 2013

Capes e Unesco promovem Seminário Internacional de 'Educação Comparada e Novas Abordagens na Formação Docente


Logo do seminário


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, realizará no dia 19 de março de 2013, no Auditório do Edifício Sede da CAPES, o Seminário Internacional "Educação Comparada e novas Abordagens na Formação Docente".

O Seminário tem como objetivo principal debater as conquistas e os desafios da formação de docentes, por meio da análise de experiências internacionais na área de educação assim como debater a Educação Comparada no contexto das necessidades de aperfeiçoamento de professores da educação básica.

O evento contará com a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais que discutirão temas como a formação de professores nos Estados Unidos e na União Europeia e a importância e os limites da educação comparada na formação de professores. Será adotada a dinâmica de mesas- redondas, coordenadas para dialogar, compreender e socializar experiências e reflexões sobre os avanços conceituais da educação comparada e os impasses e desafios do "empréstimo de idéias".

O Seminário converge para um momento crucial da história da educação no Brasil em termos de investimento na formação inicial e continuada de milhões de professores da educação básica, que pode se beneficiar de estudos internacionais comparados, de modo a subsidiar o processo de renovação já amplamente institucionalizado pela Capes em programas de pós-graduação no país e no exterior.

Este esforço em reunir expertise no assunto e sensibilizar quanto à relevância do tema culmina com o lançamento do livro "Educação Comparada – Panorama Internacional e Perspectivas", organizado pelo Prof. Robert Cowen da Universidade de Londres e Prof. Andreas Kazamias da Universidade de Wisconsin-Madison, obra que analisa criticamente os desafios desse campo de estudos e suas perspectivas para o futuro.

O público consistirá de docentes e discentes da área de educação, Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Educação, dirigentes e funcionários do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Coordenadores de Observatório da Educação, Coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência, Coordenadores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, e Coordenadores do sistema Universidade Aberta do Brasil, Diretores de Faculdades de Educação, membros do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) e da Educação Básica (CTC-EB), e todos aqueles profissionais vinculados à temática da Educação Comparada.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 17 de março.


PROGRAMAÇÃO

Palestrantes

Inscrições


Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.

Tópico elaborado por Marcelo Gil.


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Marcelo Gil é Corretor de Imóveis desde 1998. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UniSantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


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